A Ânima Educação mantém a sua curva de crescimento e seu Ecossistema em patamar diferenciado no setor de educação superior não só pelo reconhecimento da excelência acadêmica de suas instituições de ensino, segundo os rigorosos critérios de avaliação do MEC, como também pela consolidação operacional da companhia em um novo nível de escala. Registrando neste primeiro trimestre de 2022, Receita Líquida de R$902,4 milhões, aumento de 120,8% em relação ao mesmo período de 2021, e um EBITDA ajustado de R$339,1 milhões, que representou um ganho de margem de 3,5pp frente ao primeiro trimestre do ano anterior. Esses resultados foram possíveis pelo crescimento na captação das unidades integradas, o aumento do ticket líquido médio, em especial das unidades acadêmicas que já pertenciam ao Ecossistema da organização, a consolidação da Inspirali, vertical de medicina da companhia, além dos ganhos de sinergia capturados pelo modelo acadêmico (E2A).

 

O destaque do período é o crescimento da base de alunos, totalizando mais de 330 mil estudantes, um aumento de 145,4% em relação ao primeiro trimestre de 2021, sendo explicado pelas aquisições realizadas no ano passado, que representam uma alta de 91,2%. Importante ressaltar, ainda, o aumento dos alunos do Ensino Digital, que representam 24,1% da base total e o amadurecimento da base relacionada aos estudantes de medicina, se aproximando de quase 11 mil alunos.

 

Já em relação ao ticket líquido médio,  apresentou alta de 12,0% em relação ao 1T21. Quando comparadas as mesmas unidades, vislumbramos um crescimento de ticket líquido médio ainda maior, de 17,3%. Essa evolução aconteceu, especialmente, pelo aumento de relevância da medicina, além da ratificação da estratégia de incremento de ticket e posicionamento de qualidade superior das respectivas marcas. E  ainda apresentou um ganho significativo e robusta geração de caixa livre de R$247,5 milhões equivalente a 73,0% do EBITDA ajustado no período, suportado pelas estratégias dos últimos anos de crescimento inorgânicos e a assertividade das sinergias entre as empresas adquiridas.

Marcelo Bueno foto divulgação

Para Marcelo Bueno, CEO da Ânima Educação“Os resultados deste trimestre comprovam o comprometimento da Ânima Educação em olhar não só para a qualidade da educação, oferecendo aos estudantes novas metodologias e uma grade curricular inovadora e de excelência acadêmica, mas também em manter os valores, princípios e a solidez da companhia”, explica

Parte importante deste crescimento também se deve à consolidação da vertical de medicina, a Inspirali, que ganha cada vez mais representatividade dentro da companhia e inicia sua nova trajetória de transformação. A Inspirali fechou o 1T22 com uma representação de 29,8% da receita líquida consolidada da companhia, atingindo o valor de R$268,6 milhões e o resultado operacional de R$173,1 milhões. Neste primeiro trimestre, foi registrada também um aumento de 122,2% da base de alunos, totalizando 10,8 mil estudantes e a abertura de mais 50 vagas referente ao campus de Brumado (BA), recém-lançado.

 

A conclusão da aliança estratégica firmada com a DNA Capital neste trimestre foi outro movimento importante, que propiciará novas oportunidades operacionais e de escala para a Inspirali, que após o aporte de R$1 bilhão poderá alavancar ainda mais o seu papel no mercado de educação médica. Também foi concluída a emissão de uma nova debênture no valor de R$2,0 bilhões na Inspirali com o pré-pagamento da 2ª série da 3ª emissão de debêntures da Ânima, o que contribuiu para uma importante redução do custo da dívida consolidada.

 

“O ano de 2022 se mostra promissor mesmo com todas as adversidades externas. Conhecemos os nossos desafios, mas também estamos otimistas com as estratégias traçadas para este ano. Continuaremos firmes em nosso propósito de transformar o país pela educação, entregando um ensino de qualidade e acessível a todos e reafirmando ao mercado o quão nossa companhia se destaca e é diferenciada”, finaliza Bueno.