Marcelo Dias
Calado, da Fecomércio de São Paulo, ontem, na Vila do Saber da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo  discorreu sobre o tema “Como será o consumo de viagens em 2015?”. 

  .

Segundo
Marcelo, quando os fatos são positivos as pessoas acabam “comprando
entretenimento”, como, por exemplo, viagens. “Entender o comportamento do
consumidor nos ajuda entender também o que ele está precisando”, ressalta
Calado. O resultado da Copa do Mundo foi outro assunto do encontro, uma vez
que, além da imagem positiva deixada pelos brasileiros aos turistas, alguns
setores tiveram um aumento de vendas expressivo, tais como: bebidas, varejo,
hotelaria e restaurantes. Em contrapartida, o comércio sofreu desaquecimento.

Após
esta análise,  deu algumas dicas de como as agências de viagens podem
fidelizar os seus clientes, utilizando estratégias com o uso da tecnologia,
como as redes sociais, destinos diferenciados e produtos sustentáveis, entre
outras opções que agregam valor no momento de venda. “Esperamos que as pessoas
façam mais viagens curtas e com mais frequência. Hoje em dia o público
consumidor viaja aos finais de semana e consegue férias duas ou três vezes ao
ano. Esse resultado traz impacto ao consumo”, disse Calado.