A Casa Chandon, um projeto que foi construído no plano da marca para revelar no Brasil a nova identidade global da Chandon em 2021, teve a sua primeira edição em São Paulo, na Casa de Cultura do Parque, em outubro do ano passado. Agora é a vez do Rio de Janeiro vivenciar essa experiência.

Até o dia   10 de novembro, a   Casa Chandon Rio,  traz uma experiência imersiva no universo da marca, na Casa da Glória, região central do Rio de Janeiro. Com projeto visual assinado pelo Estúdio Guto Requena – estúdio inovador de design e arquitetura que traduziu em cores, imagens, texturas e mobiliário o espírito aventureiro da marca -, a iniciativa reforça a nova identidade visual da marca e seus valores: coragem, colaboração e inspiração

 

O  espaço foi  idealizado para proporcionar experiências com os espumantes e contar a história da marca, que elabora espumantes no Brasil desde 1973 e é agente transformador da viticultura nacional e sustentável.  Tendo a sustentabilidade como um dos seus pilares de propósito, no projeto, a seleção dos materiais foi pensada de forma a promover a redução e reutilização de resíduos não recicláveis. Madeira de reflorestamento e tecidos naturais são alguns exemplos utilizados no projeto. A escolha da Casa da Glória também não se deu por acaso, o espaço tem a sustentabilidade como uma das principais premissas da sua operação. Toda a iluminação é de LED com sensores de presença, as torneiras dos banheiros são de desligamento automático, há coleta seletiva com a destinação correta dos materiais recicláveis e compostagem dos resíduos orgânicos e o espaço conta com uma cisterna de 15.000 litros de água de reuso, que é utilizada nos vasos sanitários e rega do jardim.

 

Para Catherine Petit, diretora geral da marca no Brasil, as experiências proporcionam a vivência do mundo de possibilidades, que vai muito além de suas garrafas. “Para nós, tudo começa no vinhedo, desde a atenção levada a proteção dos solos, a preservação da fauna e flora até o grande carinho no cultivo das nossas uvas.”, diz

 

Quando chegam à casa, os visitantes serão recepcionados em um espaço para em seguida iniciar o seu tour guiado. A primeira parada é na sala terroir, uma imersão cultural no vinhedo Chandon. Por meio de um vídeo instalação, os visitantes serão transportados para as Serras Gaúchas com suas belas paisagens dos vinhedos próprios. O próximo destino é o Bar Degustação. Ali, ao longo de um balcão de linhas sinuosas, serão degustados alguns dos rótulos da linha de espumantes  em uma experiência coletiva e, apresentados por um dos enólogos da marca.    Na sequência, será servido no restaurante um delicioso menu de almoço ou jantar assinado pelo chef Christiano Ramalho, quem comanda a cozinha da Casa da Glória.

 

O último destino da jornada é o jardim da piscina, que conecta o público com a natureza e a música, por meio de DJ e pocket shows de artistas locais que irão apresentar um mundo de possibilidades em clima solar e otimista para encerrar a experiência. Nesta área, haverá bares para degustar os diferentes rótulos e drinks elaborados com Chandon

 

Na loja pop-up da casa , os visitantes poderão adquirir, além dos rótulos já queridos pelo público, itens exclusivos, como taças, bolsas, baldes, champanheiras, cangas e cadernos. Esse ano a novidade é o ‘Chapéu de Butiá’, feito com folhas secas das árvores de butiás do Rio Grande do Sul. Este chapéu especial se conecta com as raízes e com uma das iniciativas da marca – o projeto de replantio de árvores de butiá no vinhedo próprio, em Encruzilhada do Sul. Os clientes terão ainda um benefício especial: nas compras à partir de R$450,00, receberão de presente uma ecobag Chandon personalizada por um artista carioca.