A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou que a demanda por serviços aéreos está começando a se recuperar após atingir a sua menor taxa em abril. A demanda de passageiros em abril (medida em passageiros-quilômetros pagos transportados, ou RPKs) despencou 94,3% em relação a abril de 2019, pois as restrições de viagens relacionadas à COVID-19 praticamente interromperam as viagens aéreas domésticas e internacionais. Essa queda na demanda nunca havia sido registrada desde que a IATA começou a produzir análises do tráfego de passageiros em 1990.



Mais recentemente, os números mostram que o total de voos diários aumentou 30% entre o ponto mais baixo de 21 de abril e 27 de maio, principalmente nas operações domésticas e longe de uma base muito baixa (5,7% da demanda de 2019). Embora não seja significativo para a dimensão global do setor de transporte aéreo, esse aumento sugere que o setor já passou pela parte pior da crise, desde que não haja recorrência. Além disso, é o primeiro sinal de que a aviação começou o, provavelmente longo, processo de restabelecimento da conectividade.

“Abril foi um desastre para a aviação, pois as viagens aéreas pararam quase por completo. Mas abril também pode representar o ponto mais baixo da crise. Os números de voos estão aumentando. Os países estão começando a reduzir as restrições de mobilidade. E a confiança nos negócios está mostrando melhorias em importantes mercados, como China, Alemanha e Estados Unidos. Esses sinais positivos ocorrem enquanto começamos a retomada do setor. As primeiras medidas ainda levarão tempo, talvez anos, para dar resultado”, disse Alexandre de Juniac, diretor-geral e CEO da IATA.

A IATA calculou que, na primeira semana de abril, os governos de 75% dos mercados rastreados pela IATA proibiam completamente a entrada, enquanto outros 19% tinham restrições de viagem ou medidas de quarentena obrigatórias para passageiros internacionais. Os voos aumentaram incialmente nos mercados domésticos. Dados do final de maio mostram que os níveis de voos na República da Coréia, China e Vietnã subiram a um nível que agora se encontra apenas 22-28% abaixo do ano passado. As pesquisas sobre viagens aéreas no Google também aumentaram 25% até o final de maio em comparação com a baixa de abril, embora seja um aumento em relação a uma base muito baixa e 60% menor do que no início do ano.

A demanda internacional de passageiros despencou 98,4% em abril em relação a abril de 2019, resultado bem pior que a queda de 58,1% registrada em março. A capacidade caiu 95,1% e a taxa de ocupação caiu 55,3 pontos percentuais, atingindo 27,5%.
na República da Coréia, China e Vietnã subiram a um nível que agora se encontra apenas 22-28% abaixo do ano passado. As pesquisas sobre viagens aéreas no Google também aumentaram 25% até o final de maio em comparação com a baixa de abril, embora seja um aumento em relação a uma base muito baixa e 60% menor do que no início do ano.