Os brasileiros adoram Portugal, principalmente  a cidade do  Porto,  no Vale do Douro, que possui a primeira região vinícola do mundo demarcada e regulamentada em 1756.  Estando em Porto, não deixe de visitar o  Planet Cork, Museu da Cortiça, no WOW ( World of Wine)   do Grupo Fladgate,  leia-se  Taylor’s, Croft, Fonseca e Krohn .Trata-se de um complexo de antigos armazéns de vinho do Porto desenhado para proporcionar experiências para  toda a família , localizado no coração da zona histórica de Vila Nova de Gaia,  onde se produz o famoso vinho.

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

Portugal é o maior produtor de cortiça do planeta, uma das matérias primas mais ricas e sustentáveis, pois trata-se de  um produto 100% vegetal e  que dá origem a uma indústria altamente  ecológica. Nenhum material elaborado em laboratório  pode replicar as propriedades únicas da cortiça , sendo esta a mensagem dada em todo o percurso do Planet Cork. No museu, você vai poder explorar o ciclo de vida e o seu impacto positivo no mundo, na indústria e no design.

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

A casca sobreiro (Quercus suber),  um tipo de carvalho nativo da região mediterrânea, demora 25 anos até poder ser descortiçado pela primeira vez. A cortiça obtida dessa primeira extração recebe o nome de virgem, sendo diferenciada do material extraído nas triagens seguintes: a secundeira (segunda extração) e a amadia (terceira extração adiante). A última, no entanto, é considerada de melhor qualidade , sendo utilizada na fabricação de rolhas de vinho, depois deste processo, a casca só será extraída após nove anos.  Serve  para fazer painéis isolantes,como  isolamento dos ônibus espaciais da NASA, quadros de avisos, ladrilhos, azulejos, capa de livros, artesanato, roupas, instrumentos de sopro, bolas de beisebol, calçados  prancha de surf,sendo um excelente substituto do couro em bolsas e carteiras.

Taylor´s foto Tânia Müller

Taylor´s foto Tânia Müller

Após visita, não deixe de conhecer a  Casa Taylor´s, a melhor produtora de vinho do Porto, criada em 1692, e uma das mais antigas casas que se dedica exclusivamente à produção deste vinho. Lá você pode fazer um tour nas caves ou então  pode ir na loja  para conhecer e comprar vintages:  verdadeiros “objetos de desejo”, com o  VVOP  – Very  Old Old Porto , o mais recente de uma série de lançamentos limitados de vinhos do Porto extraídos de reservas envelhecidas em barris antigos, e feito a partir de uma seleção de lotes raros amadurecidos em madeira, alguns dos quais se concentraram desde a segunda guerra mundial .  Pode ser servido após uma refeição, apreciado como uma sobremesa . No entanto, dada a incrível frescura, acidez brilhante e concentração, também  combina com os sabores de figos, amêndoas e caramelo, ou com crème brûlée ou morangos silvestres.

Na cor , um castanho profundo no centro gradualmente desbotado para âmbar e uma borda estreita de palha clara na borda. A idade deste Porto mágico é imediatamente evidente.  No nariz intenso  e com aromas delicados e etéreos dada a sua grande idade. Tons de caramelo, figos secos e café moído na hora se misturam com maçapão e sultana para dar ao vinho um caráter opulento de pudim de ameixa, mas que permanece discretamente no fundo e é realçado por notas frescas de casca de laranja e damasco. Notas de baunilha, madeira de cedro e canela fornecem uma sutil fragrância picante. Na boca, o vinho tem um toque leve, revelando uma acidez brilhante e um equilíbrio perfeito, mas com enormes reservas de aroma que emergem no longo final numa onda de suavidade aparentemente

 

 

foto  Tânia Müller

Deve ser servido ligeiramente fresco, entre os 12ºC e os 16ºC. Suas qualidades particulares  permitem que seja apreciado durante um longo período de tempo depois de aberto, sem perder a sua frescura e vivacidade. O tempo ideal de consumo após a abertura da garrafa é de dois meses. Não precisa ser decantado. A garrafa deve ser mantida na posição vertical, protegida da luz e em temperatura fresca e constante.

foto Tânia Müller

Você pode degustar no local, pagando 100 euros por 60ml , ou adquirir esta edição especial , apresentada em uma garrafa de cristal e embalada em um caixa de madeira € 926,50

 

foto Tânia Müller

A Taylor´s lançou também  o Taylor’s Very Very Old Tawny Coronation Port 80 anos , em homenagem a coroação do  Rei Charles , que também  foi elaborado a partir de um blend dos mais antigos e raros vinhos da casa,  envelhecidos em barris de carvalho nas caves .Limitada a 1.500 garrafas, a edição especial é apresentada em uma garrafa preta fosca e embalada em um caixa de madeira € 530.

foto Fred Müller

 

Imperdível .Vale a pena conferir !