A FIEMG, indústria mineira  fundada no dia 12 de fevereiro de 1993,há 90 anos,  vem trabalhando em prol do desenvolvimento industrial e social de Minas Gerais.  transmuta matéria-prima em objetos, dos mais corriqueiros aos mais modernos equipamentos que podem salvar vidas, pois está presente desde  grandes fazendas dedicadas ao agronegócio, a plantas industriais tecnológicas e usinas fotovoltaicas. Minas Gerais tem muitas facetas,  moderna e tradicional, que possui o aconchego do interior e as facilidades das grandes cidades, até o pequeno empreendimento, no fundo de uma garagem, e também, uma  grande indústria, que emprega milhares de pessoas. A entidade lançou o Minas Trend, que está em sua 29ª edição, para fomentar a indústria da moda mineira, com o objetivo de aproximar fabricantes e lojistas, sendo hoje a principal plataforma de geração de negócios do setor da América Latina.

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG  foto Tânia Müller

Segundo o presidente  Flávio Roscoe, aos 90 anos, a FIEMG celebra sua história com a certeza de quem apoia a indústria a prosperar e a sociedade se transformar e ressignificar. A entidade desde a sua criação esteve envolvida, direta ou indiretamente, com a industrialização do estado, mantendo-se ao lado das indústrias em importantes momentos, como na fundação da Usiminas, em 1956, da Açominas, em 1968, e da vinda da Fiat Automóveis para o Brasil, em 1976. Se no passado a instituição ajudou a industrializar o estado, no presente, atua fortemente para a consolidação de um futuro próspero para a sociedade.

Ao encabeçar a luta para a melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento do setor industrial, a Federação das Indústrias de Minas Gerais garante que novos empreendimentos prosperarem, como as novas plantas da cervejaria Heineken, em Passos, e Eurofarma, em Montes Claros, ou a expansão da extração de lítio pela Sigma no território mineiro. Como representante do setor produtivo de Minas Gerais, a Federação tem, atualmente, 131 sindicatos filiados que representam cerca de 60 mil indústrias que, segundo dados do Ministério da Economia, são as principais geradoras de divisas de nosso estado. Essas indústrias são as responsáveis por milhares de empregos diretos e indiretos.
Com o olhar sempre voltado para o futuro, para os avanços e inovações, a entidade oferece ao setor produtivo a expertise adquirida ao longo de nove décadas. De pequenas às grandes empresas, a indústria mineira pode contar com especialistas e consultores de áreas técnicas que estão prontas para atuarem em temas como Jurídico, Tributário, Energia e Trabalhista, dentre outros.  O futuro  está no  SESI, presente em 24 cidades do estado, com mais de 30 escolas e uma infraestrutura tecnológica que incentiva a inovação e a criatividade de seus alunos. Afinal, nossas crianças e adolescentes são o presente e é nele que se constrói o futuro, e no  SENAI, que utiliza tecnologia de ponta em unidades referências, como o SENAI 4.0 e o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT/SENAI), além de preparar, com seus Cursos Técnicos, os jovens para as profissões do futuro.