O Minas Trend surgiu para fomentar a indústria da moda mineira. Com o objetivo de aproximar fabricantes e lojistas, o evento é a principal plataforma de geração de negócios do setor no Brasil. Reunindo os principais nomes e marcas do universo fashion de Minas e do Brasil, o Minas Trend se tornou em um dos principais pontos de pré-lançamento, antecipando tendências e modificando o calendário da moda brasileira.

foto Tânia Müller

A 28ª edição do evento, além de celebrar 15 anos de Minas Trend e ganhar nova casa, o Minascentro, também traz boas perspectivas dos principais segmentos da indústria da moda. Em se tratando de Moda Premium no setor de bolsas, o Outono/Inverno 2023 reúne um mix de empresas que são importantes tanto para o setor de atacado como também de interesse direto para o consumidor final.

Segundo Celso Afonso, presidente do Sindibolsas, os expositores esperam realizar 70% das vendas projetadas para a Coleção Outono/Inverno. “O nosso segmento, na verdade, desde que o evento retornou, manteve sua  participação de forma bem equilibrada. E nessa próxima edição as empresas virão com força total, uma vez que já se recuperaram dos momentos mais delicados vividos no passado”, ressalta.

O segmento de vestuário, mais aguardado no que se refere à tendência, também traz boas expectativas quanto à edição Outono/Inverno 2023. De acordo com Rogério Vasconcelos, presidente do Sindivest-MG, as expectativas dos fornecedores são as melhores possíveis. “O expositor está super animado, isso corroborando com as edições anteriores. Os dois eventos realizados no pós-pandemia  já ficaram acima da expectativa. Estaremos em um imediato pós-eleições, mas mantendo o entusiasmo de boas vendas”, reflete.

Já para o segmento de calçados, a conclusão não é diferente e a resposta é animadora. Segundo Luiz Barcelos, presidente do Sindicalçados, estaª edição do Minas Trend é a primeira totalmente fora da pandemia, o que gerou uma retomada de força no setor. “A gente sentia nas edições anteriores que as pessoas estavam com muita falta de contato, de encontros físicos e de trocas de experiências. Por isso, essa retomada vai deixar as pessoas mais livres e mais cômodas. O segmento de calçados está bem animado”, pontua.

O segmento de vestuário representa uma das maiores forças do comércio varejista da capital. Ao todo, mais de 8.500 lojas estão espalhadas por toda a cidade. De acordo  com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, o fortalecimento da área significa manutenção de empregos e geração de renda. “O comércio varejista de vestuário da capital carrega uma grande responsabilidade de empregabilidade e também de geração e circulação de renda. O Minas Trend contribui para a valorização do segmento, fomento de novos negócios e expansão da moda mineira pelo país”, analisa.