Comemorando 15 anos e consolidado como um dos mais aguardados eventos do segmento fashion, a 28ª edição do Minas Trend apontou as tendências da moda para o Outono/Inverno 2023 e demonstrou o potencial de retomada econômica do setor. Ao longo dos três dias, compradores, expositores e formadores de opinião movimentaram o Minascentro e cerca de R$ 20 milhões em negócios.

“A FIEMG apostou na retomada do setor. Nesse sentido, a realização do evento no Minascentro, mais as parcerias estratégicas com o Sebrae Minas, CDL/MG, Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECUL, foram essenciais para este resultado. Já estamos animados para as próximas edições do Minas Trend”, afirma o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

Bárbara Resende, visual merchandising da marca mineira de calçados Luiza Barcelos, comemora as vendas. “Recebemos e tivemos feedbacks positivos de clientes de vários estados, tanto pela nossa coleção, quanto pela estrutura do evento. O Minascentro é muito bonito e tem encantado os clientes assim que eles chegam”. Ela destaca ainda que “o primeiro dia no evento foi bombástico, o estande ficou lotado! Foi muito bom para a nossa marca, estamos felizes com os resultados”. E aponta que mesmo quem não está presencialmente no Minas Trend, toma conhecimento sobre o que está acontecendo, por isso, “o evento continua acontecendo de forma virtual”.

Com quase 20 anos de história, a Alinare, empresa paulista que atua no mercado de joalheria em prata e semijoias de luxo, faz sua segunda participação no Minas Trend, sendo a primeira, ainda em 2022, no Expominas. Na avaliação de expositora Karen Faria, representante da marca, “o movimento foi muito bom e as vendas bastante satisfatórias, ainda melhores do que na edição anterior do evento. Recebemos clientes novos e outros que já nos conheciam de todas as regiões do Brasil”.  Ela evidenciou ainda o resultado positivo que recebeu de seus clientes. “Neste novo local, o espaço ficou muito mais organizado e melhor dividido, e a localização é muito melhor, bem no centro de Belo Horizonte”.

A expositora Julia Capuchinho, diretora criativa da Júlia Amorim Moda Íntima, é estreante no evento, veio de Taiobeiras, cidade localizada na região Norte de Minas Gerais. A marca foi a única selecionada no município pelo edital lançado em parceria pela FIEMG e pelo Sebrae Minas, que escolheu 17 marcas de polos produtivos das cidades de Juruaia, Guaxupé, São João do Manteninha, Uberaba, Cabo Verde, Monte Belo, Taiobeiras, Muriaé, Uberlândia e Vazante para integrar o espaço exclusivo para o segmento de moda íntima – lingerie, beachwear, fitness e sleepwear – no salão de negócios.

A empresária salienta que a palavra que melhor traduz o evento para ela é networking. “Por ser a primeira participação e pela minha marca ainda não ser tão conhecida aqui, acredito que a experiência e o aprendizado que vou levar é o mais importante de todos. Estou saindo muito grata e feliz por tudo o que aprendi e vivi aqui. A troca de conhecimento entre os empresários é muito interessante, cada dica que recebo é um excelente ponto-chave que posso mudar e que vai acrescentar muito a minha marca e que vai agregar ainda mais com as próximas participações”.

 

foto Tânia Müller

Em paralelo ao Minas Trend, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil realizou o 7º Congresso Internacional Abit 2022, que volta reformulado ao modelo presencial, com o tema “Estratégias para um futuro mais sustentável”. Fernando Valente Pimentel, presidente da Abit, explica a importância de realizar, pela segunda edição, o Congresso Internacional em paralelo ao Minas Trend.

“A parceria com a FIEMG, somando nosso congresso a um evento referencial de moda, design e negócios como o Minas Trend, fortalece ainda mais a sinergia de toda a cadeia produtiva e proporciona visão mais ampla dos desafios a serem vencidos”, evidencia.

De acordo com o diretor industrial, o evento tem o mérito de reunir todos no mesmo espaço, contribuindo muito para o êxito da jornada de crescimento sustentável e sustentado. “É uma oportunidade fantástica para interagir, trocar ideias, compartilhar informações e experiências, fazer negócios e trabalhar unidos para o desenvolvimento do nosso setor e de toda nossa cadeia de valores”.

O Minas Trend se encerrou  com a certeza de ter apresentado e colocado em foco os valores e a cultura mineira, por meio da moda e da economia criativa, para compradores de todo o país, ocupando espaços cada vez mais relevantes e beneficiando toda a cadeia do setor. Virtualmente, o evento prossegue até o dia 30, por meio do Minas Trend Phygital, plataforma onde marcas selecionadas tem seu showroom virtual, dentro da plataforma da Teceo, para que lojistas possam acessar, se conectar e fazer negócios.

Já com vistas para o futuro, Guilherme Scalon, CEO da Teceo, avalia que “a expectativa é continuar angariando marcas e compradores para o digital ao longo das próximas edições. Também existe uma ideia de tornar o Minas Trend Phygital acessível por prazos maiores, facilitando o acesso do lojista fora evento presencial”.