Brasília é também terroir de grandes vinhos despontando no cenário vitivinícola nacional com uma iniciativa inovadora, resultado da união de dez produtores que criaram a Vinícola Brasília: Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Alto Cerrado, Villa Triacca e Vista da Mata. A produção é dividida em Vinhos da Vinícola Brasília (blends dos vinhedos do grupo) e Vinhos Private Label (rótulos dos vinhedos do grupo).

 

Especializada na produção de vinhos de colheita de inverno no Cerrado de Altitude, a marca opera com vinificação unificada de 10 vinhedos nos arredores da capital federal, elaborando produtos a partir do blend de uvas do grupo, além da produção de rótulos com identidade e estilo próprio de cada vinhedo. Os primeiros vinhedos foram implantados em 2018, e contam com cultivo diversificado: além da Syrah, principal uva tinta do grupo, se destacam Malbec, Tempranillo, Cabernet Franc, Marselan, Sangiovese, Grenache e Sauvignon Blanc. Cada vinhedo diferencia a sua produção e entrega características singulares dos seus vinhos, de acordo com seu terroir.

foto divulgação

O primeiro grande reconhecimento da Vinícola Brasília acaba de ser anunciado: o Syrah Monumental – 1960 é uma das 16 amostras mais representativas da safra 2023, indicado pela criteriosa Avaliação Nacional de Vinhos, evento anual que elege os melhores vinhos brasileiros. É a primeira vez na história do concurso que um vinho de dupla poda é destaque na seleta lista.

 

Segundo os sócios da vinícola, este é um momento muito importante para a marca – lançada recentemente ainda em fase de implantação – e histórico para o mercado, pois a diversidade que torna o Brasil tão admirado agora está refletida no vinho, que se expande para as mais diferentes regiões, trazendo outros olhares, paladares, aromas e estilos.

 

A conquista é um reconhecimento importante para uma região nova na produção vitivinícola e uma vitória para todos os vinhos de inverno, que são cada vez mais apreciados. Essa classificação se refere ao sistema de produção de dupla poda ou ciclo invertido, onde maturação e colheita acontecem no período de Outono/Inverno – diferente do que ocorre no Sul do país, quando este processo se dá no Verão.

 

A combinação de altitude e amplitude térmica (com noites frias e grande exposição ao sol ao longo do dia), de solo e microclima formam um terroir favorável para a produção de vinhos de altíssima qualidade. Um cenário perfeito para o desenvolvimento das uvas.

 

O Syrah Monumental – 1960 já está em pré-venda em quantidade limitada de somente 1960 garrafas e lote numerado com essa quantidade de vinhos, especialmente em homenagem ao ano de inauguração de Brasília. Informações: (61) 99423-4854.