O segundo dia de atividades da 5ª edição da WTM Latin America & 47º Encontro Comercial Braztoa começou com um importante encontro político entre líderes do setor turístico latino-americano. A “Mesa Redonda Ministerial sobre Turismo como Ferramenta para o Desenvolvimento” foi composta por Marx Beltrão, Ministro do Turismo do Brasil, Lilian Kechichián, Ministra do Turismo do Uruguai, e Alejandro Lastra, Secretário do Turismo da Argentina, na concretização de uma reunião idealizada durante a WTM London, em novembro do ano passado. Mais de 100 pessoas, entre líderes de entidades de classe, autoridades, executivos da iniciativa privada e profissionais do turismo acompanharam a conversa entre as lideranças dos três países que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estão entendendo o turismo como vertente de desenvolvimento sustentável.

 

 Destaque  também foi o início das requisitadas sessões de Speed Networking, na Networking Area. A atividade de negócios foi criada para que buyers tenham a oportunidade de conseguir o maior número de contatos com expositores em um curto espaço de tempo. As sessões contribuem para a diversidade dos contatos e receptividade entre os investidores, tornando mais dinâmico o relacionamento entre eles. “É muito importante destacar que não se trata de reuniões convencionais: o Speed Networking abre caminho para negócios que serão concretizados posteriormente”, aponta o diretor da WTM Latin America, Lawrence Reinisch.

 

Foi contabilizada a participação aproximadamente 400 expositores e 100 buyers, como Ricardo Shimosakai, diretor comercial da empresa Turismo Adaptado. “Considero uma experiência muito boa. Esses encontros de relacionamento são muito positivos, principalmente pois consigo fazer vários contatos.”  

 

Anuário Braztoa 2017: crescimento de 3% no faturamento

Em 2016, o faturamento das empresas associadas à Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) chegou a R$ 11,3 bilhões, valor 3% maior do que o registrado no ano anterior. O turismo doméstico foi a escolha de 81,4% dos brasileiros no período, contra 78,5% em 2015, reflexo da temporada de crise e da alteração do padrão de consumo, pontuado por substituição de destinos, de produtos e serviços. Os dados fazem parte do Anuário Braztoa 2017, apresentado hoje pela presidente da entidade, Magda Nassar.

 

Em relação ao tipo de pacote vendido, os completos – aqueles que envolvem a parte terrestre e aérea – continuam na preferência das pessoas, sendo 60% das escolhas. O número de embarques contou com uma leve alta de 1%, sendo que dos 5,12 milhões de passageiros embarcados, 4,1 milhões foram para destinos dentro do Brasil. A região com maior destaque no país é o Nordeste, respondendo por 67,4% do faturamento das viagens domésticas, seguida pelo Sudeste com 13,7%, Sul com 12,6% e Norte e Centro-Oeste, que juntas, representam 6,1% do faturamento do setor.

 

“Nosso setor registrou um pequeno aumento em um ano repleto de desafios”, lembra Magda. “Mas tivemos recentemente o anúncio do bloqueio de despesas no Ministério do Turismo de quase 68% (um corte de R$ 321,6 milhões). Vamos reclamar”,  afirmou Magda.

 

O anuário completo vai estar disponível no site da Braztoa (www.braztoa.com.br) a partir do dia 7 de abril.