Quando se fala em formatos de rosto, principalmente femininos, podemos separá-los em 6 categorias: oval, redondo, diamante, retangular e coração. Segundo o  médico especialista em cirurgia plástica da face e rinoplastia, dr. Lessandro Martins, analisar o formato do rosto é essencial não apenas para a escolha de acessórios, cortes de cabelo e maquiagem, mas principalmente para promover a harmonia e equilíbrio do rosto ao planejar o aprimoramento da beleza quando optamos por procedimentos faciais, sejam minimamente invasivos, ou até mesmo cirúrgicos.

 

Para o especialista o que mais se vê em consultório são pedidos por tratamentos para solucionar rugas, flacidez e falta de definição, ou seja, a necessidade de um contorno facial mais definido. Para isso, existem diversas soluções com alta durabilidade e resultados eficientes. Por exemplo, o Deep Plane Facial, técnica em que é  um dos precursores no Brasil, uma plástica da face para promover o lifting facial com rejuvenescimento de até 10 anos na aparência. “Nela, reposiciono o conjunto de músculos, ligamentos, e pele da região do rosto, gerando, além do rejuvenescimento, naturalidade e uma durabilidade muito maior deste resultado”, explica o médico.

Ao pensar nessa harmonia com a beleza individual, é importante saber identificar os tipos de face. A principal característica do rosto oval, por exemplo, é ter o comprimento levemente maior que a largura com visual mais alongado, já no diamante, o comprimento se define com maior extensão do que a largura, formando um “V” característico entre a mandíbula e o queixo, o que ressalta a maçã do rosto. Quanto ao coração ou triângulo invertido temos o queixo pontudo como característica marcante, além desta porção mais afinada do que a região dos olhos e maçãs.

Depois disso, temos o quadrado com expressão forte e equilíbrio entre os tamanhos dos terços da face e também o redondo com testa pequena e porções da face equilibradas, mas com bordas arredondadas. Por fim, há o retangular com a mandíbula também bem marcada, assim como no rosto quadrado, porém com o comprimento bem maior do que a largura facial. “É preciso muita atenção! Por exemplo, o rosto oval não conta com angulações, diferente do rosto quadrado que possui traços bem fortes, se alterarmos essas características de forma muito evidente, mudaremos a essência e identidade daquela pessoa, gerando uma mudança mais drástica e menos natural.Digo que o ideal é prezar pela elegância e naturalidade”, completa.

O recomendado é buscar um especialista que saiba ler os traços da face para a manutenção da essência da beleza. “Ao realizar qualquer procedimento em uma face temos que analisá-la com detalhes, gosto de dizer que é um processo muito artístico, pois assim como em uma pintura, é preciso ter um olhar de luz e sombra sobre aquele rosto para solucionar o sonho do paciente e ao mesmo tempo garantir a harmonia dos traços preservando a identidade de cada um”, conta o médico.