A Natura foi reconhecida, pela terceira vez consecutiva, pelo CDP (anteriormente conhecido como Carbon Disclosure Project) em seu Índice de Engajamento com Fornecedores (Supplier Engagement Rating). Com isso, a empresa passa a figurar na lista formada por 400 companhias que engajam a produção com as melhores práticas para conter mudanças climáticas.

 

Para Denise Hills, diretora de sustentabilidade de Natura &Co Latam,,” A gestão de carbono na cadeia produtiva faz parte do dia a dia da Natura. Somos uma corporação carbono neutro há mais de 15 anos e, em 2020, já como grupo Natura &Co, assumimos o compromisso Net Zero, apoiados na metodologia do science based targets initiative. Nosso principal objetivo é apoiar a transição rumo a uma economia de baixo carbono”, afirma

A executiva ressalta ainda que a empresa  é uma das criadoras da plataforma Compromisso com o Clima, lançada em 2017. Juntamente com Itaú, Renner e Localiza e, com o apoio do Instituto Ekos Brasil, realizam um trabalho de engajamento e mobilização de mobilizar novos parceiros para soluções de baixo carbono, circulares e inclusivas, e fazem investimentos concretos em projetos de redução de emissões. Além disso, apoia também projetos de remuneração de famílias que atuam na cadeia produtiva de ingredientes na Amazônia pela conservação da floresta em pé frente à pressão pelo desmatamento.

 

Atualmente, cerca de 13 mil empresas respondem ao levantamento feito pela CDP — a pedido de mais de 590 investidores que reúnem aproximadamente US$ 110 tri em ativos financeiros. Com isso, mais de 60% do mercado de capitais global é analisado.

 

A organização global sem fins lucrativos mantém uma plataforma para analisar e mitigar impactos ambientais, especialmente relacionados ao aquecimento global, desmatamento e recursos hídricos. Segundo relatório do CDP, as emissões de gases de efeito estufa na cadeia de fornecedores podem ser 11,4 vezes maiores do que das operações diretas das fabricantes. “As empresas devem agir urgentemente para tomar ações e gerenciar impactos ambientais em suas cadeias de fornecimento para dimensionar o nível de ação necessária para garantir um futuro a 1.5°C. Como um líder no engajamento com produtores, Natura encabeça a transição rumo a um futuro sustentável de emissões líquidas zero”, afirmou Sonya Bhonsle, Global Head of Value Chains & Regional Director Corporations, CDP.